GRUPOS DE TRABALHOS

A proposta para os Grupos de Trabalho (GT) se articula em três segmentos ou Eixos: cartografias, espaços e sujeitos da Educação Comparada.

A cartografia pretende orientar nos aprofundamentos de recortes temáticos destacados no debate sobre Educação Comparada e Internacional, desde aspectos teóricos e políticos até os metodológicos.

Os espaços são onde as práticas de Educação se desenvolvem; e os sujeitos são os que sobressaem no contexto da diversidade ibero-americana e das novas comparabilidades emergentes.

Os Grupos de Trabalho, por sua vez, se articularão com as Vertentes do congresso: disciplinar, interdisciplinar, campo e epistemologia. A cada dia do congresso será focalizada uma Vertente. Assim, ao combinar diversos percursos analíticos - entre Vertentes e Eixos - cada participante poderá fazer em sua própria travessia uma síntese do tema catalizador do congresso: Internacionalizações e Educação Comparada: Processos e Efeitos nas Políticas, Metodologias e Práticas da Educação.

Organização dos GTs:

Os GTs são espaços de reflexão sobre temas de interesse de pesquisadores/as com atuação na área, reunindo trabalhos que se articulam a uma mesma temática. As comunicações neles apresentadas têm o mesmo formato das comunicações orais livres, delas diferenciando-se por articularem-se a um campo de discussão estabelecido previamente na agenda do 2º CIEC & 7º EISBEC.

Os/As pesquisadores/as interessados nas temáticas propostas para GTs devem submeter suas comunicações no site do congresso para avaliação pelo Comitê Científico. As comunicações aceitas deverão integrar uma agenda comum de discussão vinculada a cada um dos GTs.

A sessão de apresentação de comunicações nos GTs se difere da sessão de apresentação de comunicações livres pela possibilidade de maior aprofundamento temático e definição de pautas comuns de investigação.

Sugere-se aos participantes inscritos em GTs que procurem acompanhar sua discussão durante todo o período de seu funcionamento.

Template Resumo Expandido
Template Trabalho Completo

CARTOGRAFIAS

  • Aprendizagem e Educação ao Longo da Vida nas Realidades da Ibero-América
  • Avaliação da Educação no Contexto Ibero-americano
  • Políticas Globais e Agenda Mundial para a Educação
  • Tecnologias Digitais, Mídias, Cultura e Educação nas Realidades de Ibero-América
  • Gestão de Sistemas e Inovações Educacionais nas Realidades de Ibero-América
  • Imperialismos, Colonialismos e Pós-colonialismos na Educação
  • Formação de Professores nas Realidades de Ibero-América
  • Práticas Educativas Escolares e Não Escolares em Perspectiva Ibero-americana
  • Redes Internacionais de Conhecimento
  • Práticas Educativas e Leituras Comparadas do Legado de Paulo Freire na Ibero-América

ESPAÇOS

  • Educação Infantil: Realidades de Ibero-América
  • Educação Básica em Ibero-América
  • Educação Superior em Ibero-América
  • Educação Profissional, Ensino Médio e Educação Integral em Ibero-América

SUJEITOS

  • Pessoas com Deficiência e Educação Especial
  • Igualdade de Gênero, Educação e Diversidade
  • Povos Originários em América Latina e a Educação
  • Imigrantes em Ibero-América e a Educação
2º CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO COMPARADA
7º ENCONTRO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO COMPARADA

ISBN: 978-85-7713-206-5 (EISBEC)
ISBN: 978-85-7713-207-2 (CIEC)



Todos os Direitos Reservados 2016
Desenvolvido por Visual Slim