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23/05/2017 |
14:00 |
Pré-evento
Reunião fechada do GT CLACSO Universidades e Políticas de Educação Superior
Coordenadores/as: António Teodoro (Universidade Lusófona, Portugal) | Edineide Jezine (UFPB, Brasil) | Emília Maria da Trindade Prestes (UFPB, Brasil) Local Sala da SODS - Reitoria da UFPB
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24/05/2017 |
09:00 |
Credenciamento, entrega de documentação a congressistas e inscrições dos/das participantes no local Local Hall do Centro de Educação
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12:00 |
Almoço Local Livre
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13:00 |
Credenciamento, entrega de documentação a congressistas e inscrições dos/das participantes no local Local Hall do Centro de Educação
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13:30 |
Minicurso: Avaliação e Desenvolvimento da Pós-Graduação: o ranqueamento comparativo como ponto de partida para rediscutir rumos e caminhadas
Ementa: O minicurso favorece a análise retrospectiva da relação entre avaliação e desenvolvimento do sistema de pós-graduação e recoloca a discussão do ranqueamento comparativo como indutor de desenvolvimento discutindo como os rumos e caminhadas são impactados pela comparação entre instituições e programas no Brasil. A atividade está organizada em quatro etapas: (1) Visão geral do percurso dos Planos Nacionais de Pós-Graduação e o desenvolvimento institucional da pós-graduação; (2) Panorama geral e análise dos dados da evolução (quantitativa) dos programas de Pós-Graduação em Educação; (3) Análise de dados qualitativos da distribuição dos programas em relação a suas avaliações mostrando concentração, homogeneização e diferenciação; (4) Análise e discussão do impacto nos Programas e instituições que adotaram - comparativamente - elementos do Modelo CAPES de avaliação e modificaram seu rumo e suas caminhadas. Ministrantes:
Biografia: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal (2003). É professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientadora de doutorado e exercendo a coordenação do Mestrado Profissional em Gestão Educacional. É bolsista produtividade 1A do CNPq, CA ED - Educação. É, membro efetivo da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8006653453139072
Biografia: Professor Livre Docente, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - e Máster em Tecnologia de la Educación pela Universidade de Salamanca e Organización de los Estados Ibero-americanos - OIE - Espanha. Pesquisador e Coordenador do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional -LaPPlanE-, fundador do Observatório Ibero-americano de Estudos Comparativos em Educação - OIECE -, professor de Graduação e Pós-Graduação, MS5.2. É presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - SBEC. Atua no desenho e elaboração de planos de formação e qualificação docente estaduais e nacionais, na gestão de redes municipal, estadual e federal de educação e na gestão da cooperação científica interinstitucional nacional e internacional. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3254286158593353
Flávia Obino Corrêa Werle (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil) | Luís Enrique Aguilar (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Local Auditório I - Central de Aulas
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13:30 |
Minicurso: Educação Comparada: antecedentes históricos e desafios do presente
Ementa: Neste minicurso, faremos uma breve retrospectiva da história da educação comparada desde suas origens até a atualidade e, em seguida, abordaremos alguns dos desafios que esta disciplina enfrenta no contexto atual de globalização e internacionalização. Na análise de tal contexto, daremos especial atenção à chamada "terceira mundialização" e à concomitante tensão entre os processos de globalização e as dinâmicas econômicas, sociais, políticas e culturais dos estados-nações, assim como das jurisdições supranacionais e infranacionais. Na abordagem dessas tensões, o curso também examinará a tensão entre cidadania nacional e cidadania global e as suas consequências nos programas de educação para a cidadania. Ministrante:
Biografia: El profesor Schugurensky hizo sus estudios de grado en la Universidad Nacional Autónoma de México y los estudios de maestría y doctorado en la Universidad de Alberta, Canadá. Actualmente es docente e investigador de la Arizona State University. Anteriormente fue profesor en la Universidad de Alberta, la Universidad de California, Los Angeles (UCLA) y la Universidad de Toronto. A lo largo de su trayectoria ha escrito una docena de libros y más de cien artículos académicos. Es miembro del comité editorial de varias revistas académicas y de varias asociaciones científicas. Ha sido profesor visitante en universidades de Europa, Asia y América Latina. Entre sus temas de interés se encuentran la educación de jóvenes y adultos, la educación superior, la educación ciudadana, y las reformas educativas.
Daniel Schugurensky (Arizona State University, Estados Unidos)
Local Auditório II - Central de Aulas
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13:30 |
Minicurso: Educação Comparada: nova disciplina, novos papéis
Ementa: O curso buscará apresentar a reconfiguração do campo acadêmico e institucional dos estudos educativos comparados na Região nas últimas décadas, a partir de sua inserção no sistema universitário, o desenvolvimento da investigação comparativa e das sociedades nacionais da especialidade; e, em especial, a partir de sua vinculação com o planejamento e a gestão da educação no marco das tendências político-educativas globais mais recentes. Assim, se buscará discutir o papel futuro dos acadêmicos e das sociedades de Ibero-América no novo contexto mundial. O curso pretende instalar uma reflexão sobre o campo disciplinar da Educação Comparada e o papel dos acadêmicos e instituições da Região em nível internacional. Ministrante:
Biografia: Docente e investigador del Núcleo Interdisciplinario de Formación y Estudios para el Desarrollo de la Educación (NIFEDE) en la Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF, Argentina). Es profesor de las asignaturas “Planeamiento y Gestión de Políticas Educativas” y “Políticas y Sistemas Educativos. Perspectiva Histórica y Comparada”. Es socio fundador y Vicepresidente de la Sociedad Argentina de Estudios Comparados en Educación y miembro del Comité Ejecutivo del Consejo Mundial de Sociedades de Educación Comparada (WCCES). Se desempeñó como Coordinador General del XV Congreso Mundial de Educación Comparada realizado en Buenos Aires,en junio de 2013.
Cristian Perez Centeno (Universidad Nacional de Tres de Febrero, Argentina)
Local Auditório do PPGE - Centro de Educação
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18:00 |
Abertura Local Auditório Professor Milton Paiva - Reitoria da UFPB
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18:00 |
Apresentação Musical
Felícia Coelho (flauta) e Isabella Perazzo (piano elétrico) Local Auditório Professor Milton Paiva - Reitoria da UFPB
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18:30 |
Ato Solene de Abertura
Magnífica Reitora da Universidade Federal da Paraíba Professora Drª Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz e Autoridades Acadêmicas e Governamentais. Homenagem a Marta Luz Sisson de Castro (Presidente da SBEC, in memoriam) Local Auditório Professor Milton Paiva - Reitoria da UFPB
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19:00 |
Painel Inaugural: Educação Comparada em Ibero-América: presente e futuro
Paulo Speller*, OEI, Espanha | Norberto Fernández Lamarra, SIBEC, SAECE, Argentina | Luis Enrique Aguilar, SBEC, Brasil | Luis Miguel Lázaro Lorente, SEEC, Espanha | António Teodoro, SPCE-SEC, Portugal | Enrique Martínez Larrechea, SUECI, Uruguai | Zaira Navarrete, SOMEC, México | Marco Aurélio Navarro, SOMEC, México
*Representado por Sofia Lerche Vieira (Universidade Estadual do Ceará, Brasil) Local Auditório Professor Milton Paiva - Reitoria da UFPB
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21:00 |
Coquetel de boas-vindas Local Hall da Reitoria da UFPB
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25/05/2017 |
08:00 |
Grupo de Trabalho: Formação de Professores nas Realidades de Ibero-AméricaTrabalho: A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICAAutor(a): Debora Cristina Jeffrey (Universidade Estadual de Campinas, Brasil) Coautor(a): Sandra Fernandes Leite (Universidade Estadual de Campinas, Brasil) Trabalho: A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRASAutor(a): Sinara Pollom Zardo (Universidade de Brasília, Brasil) Coautor(a): Ranilce Guimarães-Iosif (Universidade Católica de Brasília, Brasil) Trabalho: ENSEÑANZA DE LENGUAS, CIUDADANÍA E INTERCULTURALIDAD: PERSPECTIVAS DE DOCENTES UNIVERSITARIOS MEXICANOS / ENSINO DE LÍNGUAS, CIDADANÍA E INTERCULTURAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS MEXICANOAutor(a): Ruth Roux (Universidad Autónoma de Tamaulipas, Mexico) Trabalho: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A POLÍTICA INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC E AS ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIORAutor(a): Manuel Tavares (Universidade Nove de Julho, Brasil) Coautor(a): Sandra Gomes (Universidade Nove de Julho, Brasil) Trabalho: PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO EM SERVIÇO NUM PROCESSO REFLEXIVOAutor(a): MONICA ABUD PEREZ DE CERQUEIRA LUZ (UNINOVE, Brasil) Trabalho: SÍNTESE ANALÍTICA DA AVALIAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAISAutor(a): Tatiane Cosentino Rodrigues (Universidade Federal de São Carlos, Brasil) Coautor(a): Ana Cristina Juvenal da Cruz (Universidade Federal de São Carlos, Brasil)
Local Sala CE 302
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Avaliação da Educação no Contexto Ibero-americano
Local Sala CE 303
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Gestão de Sistemas e Inovações Educacionais nas Realidades de Ibero-América
Local Sala CE 307
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Imperialismos, Colonialismos e Pós-colonialismos na EducaçãoTrabalho: A EDUCAÇÃO DE NEGRO E DE AFROS-DESCENDENTES: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E ESQUECIMENTOSAutor(a): LUCI MARIA DA SILVA (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, Brasil) Trabalho: CONHECIMENTO, PESQUISA E INOVAÇÕES CURRICULARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO SUPERIOR: QUESTIONAMENTOS E CONTRIBUIÇÕES DAS MATRIZES ÉTNICO-RACIAIS E CULTURAIS, DE SABERES AFRICANOS E AFRODESCENDENTESAutor(a): Tatiane Cosentino Rodrigues (Universidade Federal de São Carlos, Brasil) Coautor(a): Ana Cristina Juvenal da Cruz (Universidade Federal de São Carlos, Brasil) Trabalho: EDUCAÇÃO COMPARADA ÉTNICO-RACIAL: UMA LEITURA AFROCÊNTRICA EM PAULO FREIRE A PARTIR DAS CARTAS A GUINÉ BISSAUAutor(a): ALBA CLEIDE CALADO WANDERLEY (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, Brasil) Coautor(a): FILIPI AUGUSTO BATINGA (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA , Brasil) Trabalho: O COLONIALISMO E O IMPERIALISMO SE REFLETEM NA EDUCAÇÃO ATUAL.Autor(a): CARLA KARINA FREITAS DA SILVA (Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Brasil) Trabalho: O LUGAR DAS CRIANÇAS E DE SUAS INFÂNCIAS NA PESQUISA SOBRE RELAÇÕES RACIAIS NO PROJETO UNESCOAutor(a): Ana Cristina Juvenal da Cruz (Universidade Federal de São Carlos, Brasil)
Local Sala CE 321
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Políticas Globais e Agenda Mundial para a EducaçãoTrabalho: A DESCENTRALIZAÇÃO DO ESTADO E A RELAÇÃO COM O CONTROLE E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL: ANÁLISE DO CASO BRASILEIRO, ARGENTINO E COLOMBIANOAutor(a): Diego Dartagnan da Silva Tormes (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil) Coautor(a): Marilene Gabriel Dalla Corte (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil) | Rosane Carneiro Sarturi (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil) Trabalho: A QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE GOVERNANÇA GLOBAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Autor(a): Gladys Barreyro (Universidade de São Paulo, Brasil) Trabalho: CIUDADANÍA GLOBAL Y PROFESORES UNIVERSITARIOS Autor(a): JUAN MANUEL SALINAS ESCANDON (Universidad Autónoma de Tamaulipas, México) Coautor(a): Marco Aurelio Navarro Leal (Universidad Autónoma de Tamaulipas, México) Trabalho: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL, RÚSSIA E CHINA: RUMO À INOVAÇÃO OU À MASSIFICAÇÃO?Autor(a): Raquel De Almeida Moraes (Universidade de Brasília , Brasil) Trabalho: INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - A OPÇÃO GEOPOLÍTICA DA INTEGRAÇÃO REGIONAL NOS CASOS DA UNILA E DA UNILABAutor(a): Eduardo Santos (Universidade Nove de Julho, Brasil) Trabalho: INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)Autor(a): Raquel da Silva Santos (Universidade Nove de Julho, Brasil)
Local Sala CE 301
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Práticas Educativas Escolares e Não Escolares em Perspectiva Ibero-americana
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Tecnologias Digitais, Mídias, Cultura e Educação nas Realidades de Ibero-América
Local Sala CE 304
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Práticas Educativas e Leituras Comparadas do Legado de Paulo Freire na Ibero-AméricaTrabalho: A CONCEPÇÃO DE LEITURA FREIREANA EM PAÍSES IBERO-AMERICANOAutor(a): Aureliana da Silva Tavares (universidade Federal a Paraíba, Brasil) Coautor(a): Ana Maria Mendes Barreiro Nunes (Universidade Federal da Paraíba, Brasil) | Suely Aragão Azevêdo Viana (Universidade Federal da Paraíba, Brasil)
Local Sala CE 310
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Aprendizagem e Educação ao Longo da Vida nas Realidades da Ibero-América
Local Sala CE 309
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Redes Internacionais de Conhecimento
Local Sala CE 322
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Educação Superior em Ibero-AméricaTrabalho: A MODA ENQUANTO CATEGORIA DE ESTUDO E ÁREA DO CONHECIMENTO NO BRASIL: UM ESTUDO COMPARATIVO COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTOAutor(a): Camila Maria Albuquerque Aragão (Instituto Federal do Piauí, Brasil) Coautor(a): Manuel Tavares Gomes (Universidade Nove de Julho, Brasil) Trabalho: EDUCAÇÃO MUSICAL SUPERIOR: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE COLÔMBIA E ESPANHAAutor(a): Borja Mateu-Luján (Universitat de Valencia , España) Coautor(a): CRISTINA PULIDO MONTES (UNIVERSIDAD DE VALENCIA (ESTUDIO GENERAL), España) Trabalho: EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO OU EDUCAÇÃO PARA A VIDA: DIALOGANDO COM ADORNO Autor(a): JAIRO BARBOSA JUNIOR (Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil) Trabalho: ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E NA ARGENTINA NOS ANOS DE 1990 A 2016Autor(a): Francine Cordeiro Bobato (Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil) Coautor(a): Paloma Domingues Ferreira (Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil) Trabalho: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA (2011 – 2016)Autor(a): Sandra Gomes (Universidade Nove de Julho, Brasil) Coautor(a): Wendel Cássio Christal (Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil) Trabalho: HACIA NUEVOS FORMATOS DE CONVERGENCIAS DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN LAS REGIONES DE FRONTERAS DEL CONO SUR DE AMÉRICA LATINA: AVANCES DE INVESTIGACIÓN. Autor(a): Patricia Viera-Duarte (SUECI - Universidad de la República, Uruguay)
Local Sala CE 306
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Educação Profissional, Ensino Médio e Educação Integral em Ibero-América
Local Sala CE 305
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09:00 |
Reunião apenas por convite WCCES + SBEC + SIBEC
Local: Auditório do PPGE - Centro de Educação
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10:00 |
Apresentação Musical
Orquestra de Violões da Paraíba
Maestrina: Carla Pereira dos Santos Local Hall do Auditório Professor Milton Paiva - Reitoria da UFPB
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10:30 |
Conferência: Política e Conhecimento: ilusões e desilusões da Educação Comparada
Dr António Nóvoa - Reitor Honorário da Universidade de Lisboa e Professor Catedrático do Instituto de Educação (Portugal)
Apresentação do Conferencista: Drª Maria Zuleide da Costa Pereira (UFPB, Brasil) Local Auditório Professor Milton Paiva - Reitoria da UFPB
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12:00 |
Almoço Local Livre
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14:00 |
Mesa Redonda: Internacionalização das Instituições de Ensino Superior. As Experiências da Argentina, Brasil e Chile: Internacionalização: visões e modelos implementados no Brasil, Argentina e Chile
Objetivo: Entendendo que a internacionalização da educação superior já é considerada a quarta função da universidade, o propósito desta MR é apresentar e debater os processos de internacionalização em três universidades de distintos países, a saber; Argentina, Brasil e Chile. Procurar-se-á o diálogo entre as diferentes experiências vividas por cada uma destas instituições, no sentido da troca e da reflexão sobre essa missão cada vez mais preponderante no contexto acadêmico atual. Justificativa da relevância da temática: Embora a questão da internacionalização da universidade seja quase constitutiva de sua institucionalização, a temática reassume aspecto de grande relevância na atualidade. O tema vem sendo estudado por pesquisadores de países que compõem duas redes internacionais de investigação – GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação Superior e o GT CLACSO Universidades e Políticas de Educação Superior. A realização da mesa foi proposta como um espaço para a apresentação de visões sobre a forma de dinamizar essa função e os modelos implementados em instituições do Brasil, Argentina e Chile, à luz da perspectiva da educação comparada.
Coordenador(a): Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira (UNICAMP, Brasil) Expositores: Pablo Garcia (UNTREF, Argentina) | Patricia Viera Duarte (SUECI, Uruguay) | Rosane Carneiro Sarturi (UFSM, Brasil)
Local Auditório 411 - CCHLA
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14:00 |
Mesa Redonda: Educação Integral e as Condições de Permanência na Escola: um debate em perspectiva comparada sobre infraestrutura e programas de alimentação escolar
Objetivo: Com este trabalho queremos contribuir e ampliar o debate e as ações em defesa da escola pública de qualidade. O aporte proposto é colocar na perspectiva comparada elementos que revelam as “condições de permanência na escola”, quais sejam: a infraestrutura escolar, o programa de alimentação escolar e a política de educação integral. Propor esta discussão significa reconhecer e defender que a implementação de certas políticas em diferentes contextos trazem, junto com os aspectos pedagógicos os ganhos que se esperam da educação Justificativa da relevância da temática: Nações latinoamericanas enfrentam desigualdades sociais e dificuldades na oferta de educação pública. Esforços empreendidos para dar melhores condições de acesso e permanência no sistema educacional e a diversificação de atividades educativas obrigaram a ampliação de programas para as novas demandas de tempos e espaços. Nesses contextos, políticas públicas educacionais são reconhecidas e demandadas por toda a comunidade escolar quando não atendem de forma eficiente e/ou em tempos de crise econômica, como na atualidade. Com esses contextos, justificamos a importância desta mesa redonda em trazer olhares de três países sobre aspectos importantes para consolidar a educação pública de qualidade.
Coordenador(a): Maria Silvia Cristofoli (UFFS, Brasil) Expositores: Alejandra María Castro (UNC, Argentina) | Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt (UFRGS, Brasil) | Raquel Dallagnol (SMED, Brasil)
Local Auditório I - Central de Aulas
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14:00 |
Sessão Especial: Qualidade e avaliação na Educação e as mudanças nas relações de governança educacional no Brasil, na China e na Rússia
Objetivo: Os modos de governança estão em transição e as políticas de qualidade e avaliação na educação (QAE) aparecem como uma importante justificativa discursiva para diversas reformas. Esta Sessão Especial apresenta os primeiros resultados do projeto de pesquisa “Transnational Dynamics in Quality Assurance and Evaluation Politics of Basic Education in Brazil, China and Russia” (“Dinâmicas Transnacionais em Políticas de Qualidade e Avaliação na Educação Básica no Brasil, na China e na Rússia”). Embora estes países compartilhem um interesse comum a respeito de QAE como ferramenta para orientar e reformar os seus sistemas educacionais, eles empregam lógicas e estratégias diferentes para reformular as relações entre atores e estabelecer conexões com organizações internacionais. Apesar das mudanças recentes ocorridas nestes três países, há pouca pesquisa que investiga seus desenvolvimentos na educação tanto do ponto de vista específico como comparado. O nosso projeto contribui para diminuir esta lacuna ao explorar os cruzamentos dos níveis local, nacional e internacional com relação às políticas de QAE no Brasil, na China e na Rússia. Nós exploramos as alterações na arena educacional nacional e como as escolas reagem a estas mudanças políticas. A pesquisa utiliza entrevistas com os principais atores no campo educacional de cada um dos países, além de documentos e observações.
Organizador(a): Helena Hinke Dobrochinski Candido (UTA, Finlândia) Palestrantes: Galina Gurova (UTA, Finlândia) | Jaakko Kauko (UTA, Finlândia) | Nelli Piattoeva (UTA, Finlândia) | Olli Suominen (UTA, Finlândia) | Tuomas Takala (UTA, Finlândia) | Vera Gorodski Centeno (UTA, Finlândia e Humboldt Universidade de Berlin, Alemanha) | Xingguo Zhou (Universidade de Turku, Finlândia) - Web Conferência
Local Auditório do PPGE - Centro de Educação
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16:00 |
Mesa Redonda: Escolas numa Perspectiva Comparada: Lições de Pesquisa
Objetivo: Esta mesa focaliza resultados de pesquisas comparadas sobre escolas em diversos países e contextos, abordando perspectivas teóricas e desenhos metodológicos relativos aos referidos estudos. Justificativa da relevância da temática: A proposta justifica-se pelo caráter estratégico assumidos pelas escolas na implementação de políticas educacionais e pela relevância do conhecimento sobre semelhanças e especificidades relativas a tais processos. Os achados são provenientes das pesquisas: “Transnational Dynamics in Quality Assurance and Evaluation Politics of Basic Education in Brazil, China and Russia”; “Ensino Médio, Educação Profissional e Desigualdades Sócio Espaciais em 4 Estados Brasileiros” e “Leadership for the Attainment of Improved School Outcomes: a Brazilian, Australian and Maltese Study.”
Coordenador(a): Ana Elvira Steinbach Torres (UFPB, Estados Unidos) Expositores: Ana Maria de Albuquerque Moreira (UNB, Brasil) | Helena Hinke Dobrochinski Candido (UTA, Finlândia) | Sofia Lerche Vieira (UECE, Brasil)
Local Auditório 212 - Centro de Educação
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16:00 |
Sessão Especial: A ação Educativa no Exterior. O caso da China: impacto da cultura Ásia-Pacífico
Objetivo: A educação e cultura no exterior é uma dimensão chave para que uma potência econômica tenha o máximo impacto. No século xx, os governos europeus assumiram a importância de impulsionar Agências especializadas na difusão da língua e da cultura. Em um mundo mais complexo, marcado pela interpolaridade, as potências emergentes também têm apostado na criação de Agências no exterior. Nesta apresentação se examina o caso da China e a correspondente Agência: o Instituto Confúcio. Para poder entender o processo de gênesis e a evolução da citada instituição não podemos tornar óbvia a análise dos traços básicos do pensamento de Confúcio e a instrumentalização por parte do governo de seu legado, especialmente a partir da crise da China e o denominado século da humilhação. No presente século tanto os presidentes Hu JInTao quanto Xi Jinping têm apostado no poder brando. Não obstante, as ambiguidades e dificuldades de um modelo cultural chinês exportável ao mundo seguem muito presentes.
Organizadores: Elisa Gavari Starkie (UNED, españa) | José Leonardo Rolim de Lima Severo (UFPB, Brasil)
Local Auditório II - Central de Aulas
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16:00 |
Sessão Especial: Questões Epistemológicas da Educação Comparada: objetos, sujeitos e métodos na produção do conhecimento na América Latina e o Caribe
Objetivo: Esta sessão especial tem por objetivo propiciar a socialização de estudos de caráter epistemológico que tenham por objeto a educação comparada na América Latina. Justifica-se a temática na hipótese de que a produção do conhecimento em qualquer campo da experiência humana pressupõe uma relação cognitiva dos sujeitos (pesquisadores) sobre essa experiência (objeto) e determinada por diversas formas dessa relação (método) e pelos contextos específicos onde essa experiência é problematizada. Na Educação Comparada, sua base epistemológica é influenciada pelo campo geral da Educação e das Ciências Humanas, entretanto precisa recuperar sua trajetória e especificidade nas condições da experiência na América Latina.
Organizadores: Adolfo Ramos Lamar (FURB, Brasil) | Ana Clara Correa Henning (UFPel, Brasil) | Mari Crisitina de Freitas Fagundes (UFPB, Brasil) | Maria Cecilia Lorea Leite (UFPel, Brasil) | Silvio Sánchez Gamboa (UNICAMP, Brasil)
Local Auditório 411 - CCHLA
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18:00 |
Intervalo
Apresentação de pôsteres
Pôster: A DICOTOMIA ENTRE A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL E A INSERÇÃO PROFISSIONAL NOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.Autor(a): JAIRO BARBOSA JUNIOR (UNIMEP, Brasil) Pôster: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: CAMINHOS E DESAFIOS PARA A GESTÃO NAS ESCOLAS TÉCNICAS DE SÃO PAULOAutor(a): Rodrigo Vieira Campos (CPS, Brasil) Coautor(a): Ivanete Bellucci Pires de Almeida (CPS, Brasil) Pôster: BIBLIOTECA VIRTUAL PAUL OTLET: PRÁTICAS NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEMAutor(a): Sanderli Jose da Silva Segundo (UFPB, Brasil) Coautor(a): Wagner Junqueira de Araújo (UFPB, Brasil) Pôster: EDUCAÇÃO INTEGRAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA AS ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS NO VALE DO RIO DOS SINOS/RS.Autor(a): TATIANE MARTINS (UNISINOS, Brasil) Pôster: ENTRE SABERES E PRÁTICAS: UM OLHAR COMPARADO DAS PROPOSTAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA EM PAÍSES IBERO-AMERICANOS.Autor(a): Judite Eugênia Barbosa Costa (IEUL, Brasil) Coautor(a): Ana Lourdes Alves de Araújo (ULHT, Brasil) Pôster: INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UFBA E UNEB EM REVISTAAutor(a): Augusto Cesar Rios Leiro (UFBA, Brasil) Coautor(a): MARIA ISABEL LOPES PEREZ (UFBA, Brasil) | tarcyla coelho de souza marinho (UFBA, Brasil) Pôster: INTRODUÇÃO ÀS POLÍTICAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR BRASIL E ARGENTINAAutor(a): Adriana Do Amaral (UNICAMP, Brasil) Pôster: O ENSINO INVESTIGATIVO NOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICAAutor(a): Melina K. Itokazu Hara (FATEC, Brasil) Pôster: O SISTEMA DE GESTÃO E DE PLANEJAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL - EL SISTEMA DE GESTIÓN Y PLANIFICACIÓN DE CENTROS DE ENSEÑANZA SUPERIOR EN BRASIL UMA ANÁLISE DOS PDIS - PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - UN ANÁLISIS DE LAS PDI - PLANES DE DESARROLLO INSTITUCIONALAutor(a): Marcelo Aparecido Phaiffer (Unicamp, Brasil) Pôster: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E BECAS UNIVERSITÁRIAS: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E ARGENTINAAutor(a): Evelise Dias Antunes (UNICAMP, Brasil) Coautor(a): Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis (UNICAMP, Brasil) Local Praça do CCSA
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18:00 |
Fórum de Pesquisadores sobre Internacionalização da Educação - FOPIE
Objetivo: O objetivo central do fórum é reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros interessados no tema da internacionalização da pesquisa na ambiência da educação. Um espaço amplo e plural, virtual e presencial para troca de experiências teórico-metodológicas e discussões entre pesquisadores, oriundos de diferentes áreas, que têm na educação seu objeto de estudo. Socializar grupos e observatórios de pesquisa, textos de políticas públicas e ordenamento legal e dissertações, teses, artigos, livros, fotografias e vídeos, são os desafios estratégicos do fórum.
Coordenador: Augusto César Leiro (UFBA/UNEB, Brasil)
Local Auditório do PPGE - Centro de Educação
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18:00 |
Sessão de Cinema Documentário
Documentário "Meu nome é Escola Zé Peão" (2016, 22 min.) recupera o percurso de construção dos conteúdos e metodologias de alfabetização de jovens e adultos utilizadas pelo Programa Escola Zé Peão - PEZP, que tem 26 anos de existência. O PEZP é uma extensão universitária em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de João Pessoa. Direção: José Ramos Barbosa da Silva.
Documentário "Intelectuais da Vida" (2013, 20 min.) trata da experiência de alfabetização promovida pelo Projeto Africanidade, nos países Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Direção: José Ramos Barbosa da Silva e Mercicleide Ramos.
Mesa de Debates: Timothy Ireland (UFPB, Brasil) | Paulo Marcelo (CUT-PB, Brasil) | Zezinha Moura (PEZP-UFPB, Brasil) | Edna Gusmão de Góes Brennand (UFPB, Brasil) | Emília Maria da Trindade Prestes (UFPB, Brasil) |Mercicleide Ramos (Cineasta, PB, Brasil) | Heldomiro R. Correia (Estudante internacional, Guiné-Bissau, UFPB) | Convidado Especial: Walter Santos (Grupo WSCOM, Brasil) Local Auditório I - Central de Aulas
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18:00 |
Grupo de Trabalho: Especial Programa Gira MundoPôster: AUTONOMIA E COMPETÊNCIAS DE FORMA INTEGRADAAutor(a): Anderlane Fernandes de Lima (Secretaria de Educação do Estado da Paraíba , Brasil) Pôster: EDUCAÇÃO COLABORATIVA E TECNOLOGIA : A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE, AUTONOMIA E FERRAMENTAS DIGITAIS NA ESCOLAAutor(a): Monique Viana de oliveira Ângelo (Faculdade Integrada de Patos, Brasil) Coautor(a): CAMILA SILVA (AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE, Brasil) Pôster: ENSINO HÍBRIDO: UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIOAutor(a): Gilmar Feliciano dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, Brasil) Coautor(a): Ketlen Oliveira Estevam da Silva (Secretaria do Estado de Educacao da Paraiba , Brasil) Pôster: GIRA MUNDO 2016: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO CANADENSEAutor(a): Ingrid Pombo (Universidade Estadual da Paraíba, Brasil) Coautor(a): Patricia Adriana Martins Ferreira (Universidade Federal da Paraiba, Brasil) Pôster: GIRA MUNDO FINLÂNDIA: ALUNOS INSTRUTORES E O TRABALHO EM EQUIPE COM PROFESSORES FRENTE AO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAISAutor(a): Jessica Ferreira (Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, Brasil) Pôster: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS AO USO DAS TIC'S COMO FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ATRAVÉS DO TRABALHO COLABORATIVO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEMAutor(a): Daniela Soprani (Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, Brasil) Coautor(a): Vilma Raquel Medeiros Leitão Medeiros (Governo do Estado da Paraíba, Brasil) Pôster: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O TRABALHO COLABORATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIAAutor(a): Jessica Ferreira (Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, Brasil) Coautor(a): Daniela Soprani (Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, Brasil) | Izabelly Dutra (Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, Brasil) Pôster: OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESAAutor(a): Alcione da Silva Santos (Secretaria de Estado da Educação, Brasil) Pôster: PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FINLANDESA: CONSIDERAÇÕES INICIAISAutor(a): Ketlen Oliveira Estevam da Silva (Secretaria do Estado de Educacao da Paraiba , Brasil) Coautor(a): Gilmar Feliciano dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, Brasil) Pôster: PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA : A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O TRABALHO COLABORATIVO NO CONTROLE DA DENGUE, ZIKA VÍRUS E FEBRE CHIKUNGUNYAAutor(a): Izabelly Dutra (Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, Brasil)
Local Praça do CCSA
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18:00 |
Lançamento e exposição de livros
Título: Los Posgrados en Argentina, Brasil y Paraguay. Aproximaciones comparadas en contextos de evaluación de la Educación Superior (310 páginas) Nora Zoila Lamfri (Coord.) Editora: Encuentro Grupo Editor. 2016 ISBN: 978-85-7591-422-9
Título: Revista de Educação Comparada - RBEC
Editores: Débora Cristina Jeffrey | Luís Enrique Aguilar | Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis Local Praça do CCSA
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19:00 |
Mesa Redonda: Um Olhar Sobre as Práticas Curriculares em Diáspora: interlocução entre Educação Básica e Superior
Objetivo: A internacionalização acaba por configurar-se em um espaço de interlocução entre diferentes países. Desta forma, a mesa tem por objetivo desenvolver uma proposta de educação integral, a partir da análise comparada de experiências exitosas no Brasil e na Espanha, no sentido de contribuir com a [re]construção de políticas públicas e indicadores de qualidade em educação voltados para a organização curricular, a gestão escolar democrática e a formação docente. Considerando os núcleos educacionais de conhecimento em diáspora como possibilidade de construção de práticas pedagógicas. Justificativa da relevância da temática: Entende-se que, mediante uma sociedade disciplinar, que valoriza o acúmulo de informações, torna-se um desafio a construção de projetos e escolas inovadoras que consigam superar a estrutura escolar disciplinar historicamente construída, além disso, embora se tenha na contemporaneidade uma perspectiva que incentiva o inovar, sabe-se que o contexto da escola está permeado por políticas públicas de cunho neoliberal que, de alguma forma, movimentam perspectivas educacionais voltadas para uma lógica de mercado. A escola permanece como instituição homogeneizadora, hierárquica, com currículos fragmentados em disciplinas.
Coordenador(a): Lebiam Tamar Gomes Silva (UFPB, Brasil) Expositores: Adriana Valéria Santos Diniz (UFPB, Brasil) | Luis Miguel Lázaro Lorente (UV, Espanha) | Rosane Carneiro Sarturi (UFSM, Brasil)
Local Auditório do PPGE - Centro de Educação
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19:00 |
Mesa Redonda: Anísio Teixeira – O Primeiro Comparatista da Educação Brasileira: contribuições à educação
Objetivo: A presença de Anísio em importantes órgãos governamentais, desde os anos de 1925, na Bahia, depois como Secretário de Educação no RJ, em 1935 e posteriormente a presidência da CAPES, INEP e a reitoria da UnB, permitem a ele imprimir uma série de iniciativas baseadas em experiências internacionais. Enquanto gestor, estimulou e patrocinou a vivência de professores no estrangeiro como forma de auxiliar a introdução de mudanças no sistema educacional brasileiro. A obra de Anísio Teixeira é muito pouco estudada pelos cursos de formação de professores e num momento de integração global, voltar as suas reflexões é de grande importância. Justificativa da relevância da temática: Anísio Teixeira é o primeiro comparatista da educação brasileira que utilizou suas viagens à Europa, em 1925, depois aos Estados Unidos, em 1927, para empreender políticas de educação. Seu contado com John Dewey na viagem aos Estados Unidos, sua relação com Monteiro Lobato e a partir dele, com Fernando de Azevedo, permitiram criar uma integração importante entre visões da educação a partir do olhar do estrangeiro. É a partir desse importante intercâmbio de ideias que vai nascer o Manifesto dos Pioneiros da Educação, em 1932, em boa medida inspirado no que se praticava em matéria educacional nos países desenvolvidos.
Coordenador(a): Remi Castioni (UNB, Brasil) Expositores: Ana Chrystina Venancio Mignot (UERJ, Brasil) | João Augusto de Lima Rocha (UFBA, Brasil) | Silmara de Fatima Cardoso (USP, Brasil)
Local Auditório 411 - CCHLA
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26/05/2017 |
08:00 |
Grupo de Trabalho: Educação Básica em Ibero-América
Local Sala CE 304
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Educação Infantil: Realidades de Ibero-América
Local Sala CE 310
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Educação Profissional, Ensino Médio e Educação Integral em Ibero-América
Local Sala CE 305
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Educação Superior em Ibero-América
Local Sala CE 306
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Povos Originários em América Latina e a Educação
Local Sala CE 309
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Igualdade de Gênero, Educação e Diversidade
Local Sala CE 321
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Imigrantes em Ibero-América e a Educação
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Pessoas com Deficiência e Educação Especial
Local Sala CE 307
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Avaliação da Educação no Contexto Ibero-americano
Local Sala CE 303
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Formação de Professores nas Realidades de Ibero-América
Local Sala CE 302
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08:00 |
Grupo de Trabalho: Políticas Globais e Agenda Mundial para a EducaçãoTrabalho: EVASÃO ESCOLA- COMO SE CONSTRÓI O FENÔMENOAutor(a): Marillia Gabriella Duarte Fialho (Universidade Federal da Paraíba, Brasil) Coautor(a): Emilia Maria da Trindade Prestes (Universidade Federal da ParaÍba, Brasil) Trabalho: EVASÃO ESCOLAR – BOAS PRÁTICAS PARA MINIMIZAR O FENÔMENOAutor(a): Marillia Gabriella Duarte Fialho (Universidade Federal da Paraíba, Brasil) Coautor(a): Adriana Ayres da Silva Alves (Universidade Federal da Paraíba, Brasil) Trabalho: INTERNACIONALIZAÇÃO FORÇADA: RETORNO DE MIGRANTES MEXICANOS NA ERA DA TRUMP Autor(a): Marco Aurelio Navarro Leal (Universidad Autónoma de Tamaulipas, México) Coautor(a): Ruth Roux Rodríguez (Universidad Autónoma de Tamaulipas, México) Trabalho: METAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE COMPARADA DA INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS GLOBAIS NO CONTEXTO IBERO-AMERICANO E NACIONALAutor(a): Jucemara Antunes (Universidade Federal de Santa Maria , Brasil) Coautor(a): Luis Miguel Lazaro Lorente (Universidade de Valência, Espanha) | Sonia Marli Righi Aita (Universidade Valência , Brasil) Trabalho: POLÍTICAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: TRAJETÓRIAS EM COMUM ENTRE BRASIL E PORTUGALAutor(a): Francine Nogueira Lamy Garcia Pinho (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brasil) Coautor(a): SILVIA ALICIA MARTÍNEZ (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO, Brasil) Trabalho: PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE E DA FALÊNCIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO: O CASO DO CHILE E DO HAITIAutor(a): CRISTINA PULIDO MONTES (Universidad de Valencia, España) Coautor(a): Alexandra Carrasco González (Universitat de València, España)
Local Sala CE 301
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10:30 |
Conferência: Ubuntu, Empatia, e o Potencial Transformativo da Educação Comparada em Contextos Transnacionais
Drª N'Dri Thérèse Assié-Lumumba - Presidente do World Council of Comparative Education Societies, Ex-Presidente da Comparative and International Education Society e Professora de Diáspora Africana e Educação Comparada e Internacional - Cornell University (Estados Unidos)
Apresentação da conferencista: Dr. Timothy Ireland (UFPB, Brasil) Local Auditório Professor Milton Paiva - Reitoria da UFPB
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12:00 |
Almoço Local Livre
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14:00 |
Mesa Redonda: Data Science: implicações para as pesquisas com dados comparados
Objetivo: Objetiva discutir a importância do Data Science com um enfoque interdisciplinar do estudo da produção de conhecimentos a partir de dados, incorporando técnicas e teorias de diversas áreas do conhecimento. Demonstrar como conjuntos de dados podem ser explorados, modelados, validados, visualizados e comunicados nos cenários complexos da ciência contemporânea. Justificativa da relevância da temática: Apresenta questões contemporâneas acerca da produção do conhecimento através de redes internacionais de pesquisa utilizando bancos de dados compartilhados, Data Science e redes sociais no âmbito de diversas áreas do conhecimento, e sua contribuição ao campo da Educação Comparada. Explora a importância de processar grandes volumes de dados através do enfoque inovador da Ciência de Dados, ou Data Science e suas técnicas e teorias no contexto da sociedade cognitiva e suas implicações para a pesquisa de dados comparados.
Coordenador(a): Edna Gusmão de Góes Brennand (UFPB/MPG, Brasil) Expositores: Guilherme Ataíde Dias (UFPB/MPG, Brasil) | Pamella Gusmão de Góes Brennand (FPB/MPG, Brasil) | Ricardo Sant´anna (UNESP, Brasil)
Local Auditório I - Central de Aulas
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14:00 |
Sessão Especial: Reflexões 25 anos de Educação Comparada na América Latina e no Brasil: trajetória, certezas e desafios
Objetivo: Reflexionar sobre um quarto de século da educação comparada na América Latina e Brasil apresentando uma trajetória de certezas e desafios. Analisar o percurso da educação comparada desde perspectivas epistemológicas, metodológicas, acadêmicas e institucionais. Destacar a relevância da educação comparada para a compreensão dos sistemas educacionais, das políticas públicas e da atualidade do debate comparativo nas análises que transitam entre discussões sobre estado, geopolítica, o macro e micro e a recorrente discussão entre quantitativo-qualitativo. Reconhecer, pela leitura histórica, um avanço das pesquisas comparativas e a atuação das sociedades de comparatistas num contexto que explicita fortalezas e debilidades.
Organizadores: Felicitas Acosta (UNGS, ARGENTINA) | Luis Enrique Aguilar (UNICAMP, Brasil) | Pedro Göergen (UNISO, Brasil)
Local Auditório 212 - Centro de Educação
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14:00 |
Mesa Redonda: A internacionalização da universidade brasileira no contexto global de complexidade, contradição e desigualdade
Objetivo: A recente publicação da UNESCO Repensar a Educação: rumo a um bem comum mundial? (2016) afirma que “o panorama da educação superior está sendo transformado pela diversificação de estruturas e instituições, a internacionalização da oferta desse nível educacional, o desenvolvimento de MOOCs, a emergência de uma cultura de determinação da qualidade e da relevância da aprendizagem, bem como o aumento de parcerias público-privadas”. Em que medida as políticas de internacionalização das agências brasileiras de fomento, a cooperação e o intercâmbio internacionais estão orientando as universidades brasileiras para esse novo contexto?
Coordenador: Maria da Salete Barboza de Farias (UFPB, Brasil) Expositores: Robert Verhine (UFBA, Brasil) | Célio da Cunha (Universidade Católica de Brasília, Brasil) | Augusto César Leiro (UFBA/UNEB, Brasil)
Local Auditório 411 - CCHLA
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14:30 |
Programa Externo (mediante ingresso e por adesão, grupo mínimo de 30 pessoas)
Visita Cultural ao Sítio Histórico da Cidade, incluindo Pôr de Sol Poético no Hotel Globo, ao som do saxofonista Hermes de Oliveira Filho, com performance artística do Grupo Poética Evocare.
Local Saída e retorno a ponto de encontro em frente ao CE/UFPB
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16:00 |
Sessão Especial: Formação de Professores: o exercício da docência nas escolas públicas
Objetivo: O debate sobre formação de professores, no Brasil, deve considerar as propostas curriculares dos cursos de formação inicial e a oferta de formação continuada em faculdades de educação das universidades públicas. Nesta Sessão Especial propõe-se um diálogo acerca da formação de professores para e da Educação Infantil e Ensino Fundamental, destacando o profissional que se deseja formar no Curso de Pedagogia. O contato interinstitucional poderá e deverá evidenciar modelos inovadores, trajetórias curriculares, demanda político-social local, estágios e avaliações discentes e docentes, para além do compromisso sociocultural de todos para com a educação pública.
Organizador(a): Marta Lucia Croce (UEM, Brasil)
Local Auditório 212 - Centro de Educação
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16:00 |
Mesa Redonda: As bases e as conexões mundiais do pensamento político-pedagógico de Paulo Freire
Objetivo: Esta mesa redonda pretende discutir as bases e as conexões mundiais do pensamento político-pedagógico de Paulo Freire ao longo da história da educação do tempo presente e, também, no sentido prospectivo do Século XXI.
Coordenador: Daniel Schugurensky (Arizona State University, EUA) Expositores: Carlos Alberto Torres (UCLA, EUA) | Afonso Celso Scocuglia (UFPB, Brasil)
Local Auditório 411 - CCHLA
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16:00 |
Mesa Redonda: A UFPB no Contexto da Internacionalização e da Cooperação Internacional
Objetivo: A UFPB foi uma das primeiras universidades públicas brasileiras a criar uma Assessoria para Assuntos Internacionais em 1976. Como Reitor nesse período, Lynaldo Cavalcanti lançou mão da cooperação internacional para criar a base dos programas de pós-graduação da UFPB, contratando professores e pesquisadores estrangeiros, e enviando professores da UFPB para o exterior para concluir a sua formação acadêmica. Foi talvez um dos períodos mais intensos de internacionalização na história da Universidade. Desde então a instituição tem continuado um processo de internacionalização tímida com algumas experiências importantes no campo da pesquisa e intercâmbio e também no campo da cooperação sul-sul. A universidade participa do Programa Estudante Convênio (Graduação e Pós-Graduação) desde o seu início e aproveita pouco da presença desses alunos Africanos e Latinoamericanos entre nós. A pergunta que se coloca é o que seria o contorno e as características desse processo de internacionalização para a UFPB?
Coordenadora: Emília Maria da Trindade Prestes (UFPB, Brasil) Expositores: Isac Medeiros (UFPB, Brasil) | Timothy D. Ireland (UFPB, Brasil) | Reinaldo Farias Paiva de Lucena (UFPB, Brasil)
Local:
Auditório 211 - CCSA
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18:00 |
Reunião da SIBEC Local Auditório 212 - Centro de Educação
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18:00 |
Homenagem a Roberto Jarry Richardson e Emília Maria da Trindade Prestes Local Auditório 211 - CCSA
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20:00 |
Jantar Social
Grupo Chorata (Campina Grande - PB, Brasil)
Regente e solista Hermes de Oliveira Filho
Local Acqua Restolounge
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27/05/2017 |
08:30 |
Mesa Redonda: Sistemas de Avaliação e Acreditação da Educação Superior: modalidades e tendências. As experiências do Brasil, Colômbia, Portugal e Uruguai
Objetivo: No quadro das políticas de internacionalização da educação superior os sistemas de avaliação e acreditação, interligados com os sistemas internos de garantia e qualidade, passaram a representar um importante papel quer na avaliação, quer na regulação das instituições de ensino superior. Estes sistemas procuram potenciar a confiança das instituições através de indicadores de produtividade e atratividade. Neste contexto, propõe-se com esta mesa oferecer um debate em torno dos distintos modelos de avaliação e acreditação implementados no Brasil, Colômbia, Portugal e Uruguai que permita identificar tendências (convergentes e divergentes) no contexto da internacionalização das Instituições de Ensino Superior. Justificativa da relevância da temática: A temática desta mesa enquadra-se num dos principais eixos de atuação das políticas de internacionalização das instituições de ensino superior. O grupo de investigadores que integra a mesa faz parte de duas redes internacionais de investigação – o GT CLACSO Universidades e Políticas de Educação Superior e o GIEPES-Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior – que vê na realização desta mesa o palco ideal para cruzarem olhares sobre os modelos de avaliação implementados nos seus respetivos países analisando-os à luz da perspectiva da educação comparada.
Coordenador(a): Carla Galego (ULHT, Portugal) Expositores: Enrique Martínez Larrechea (IUSUR, Uruguay) | Marilene Gabriel Dalla Corte (UFSM, Brasil) | Olga Cecilia Díaz Flórez (UPN, Colômbia)
Local Auditório 411- CCHLA
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08:30 |
Painel: A Política de Formação Docente: ações governamentais que fundamentam a constituição de uma agenda - O caso de Brasil, Argentina e Portugal
Objetivo: O estudo, ao considerar a conjuntura educacional, propõe a identificação e análise destas ações realizadas pelos governos centrais dos três países e sua influência para a constituição de uma agenda educacional global referente à formação docente. Com base no modelo analítico de Dale (2009), as ações governamentais nos três países serão analisadas com relação a sua orientação (pública ou privada), escopo (incluídos nas proposições), governança (meios de coordenação da educação e outras políticas) e representação (produtores e receptores de bem-estar). Justificativa da relevância da temática: O estudo de caso envolvendo a política de formação inicial de docente em países como Brasil, Argentina e Portugal, justifica-se pelo fato dos governos definirem, nas últimas décadas, ações específicas, com implicações ao plano de carreira, remuneração, avaliação, formação continuada e desempenho da função, a partir da definição de legislações em âmbito nacional
Debatedor(a): Debora Cristina Jeffrey (UNICAMP, Brasil) Painelista: Deolinda Alice Dias Pedroso Ribeiro (ESE|IPP, Portugal ) | Fernando Luís Teixeira Diogo ( ESE|IPP, Portugal) | Maria del Carmen Lorenzatti (UNC, Argentina)
Local Auditório 212 - Centro de Educação
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08:30 |
Painel: Estudos Comparados: programa de pesquisa e metodologia de investigação
Objetivo: Apresentar percursos de investigações metodológicas desenvolvidas em um programa de pesquisas, alimentados por práticas, que entendemos uma versão particular, chamada “estudos comparados”. Versão essa que recorre à educação comparada, história comparada da educação e ciência sociais comparadas. Para tanto, recorremos às ferramentas técnicas e tecnológicas desta versão, utilizando como exemplificação dois trabalhos, que estabeleceram a comparabilidade em 8 relatórios dos Painéis de Regência Coral (1980), promovidos pelo Instituto Nacional de Música da Fundação Nacional de Arte (INM/FUNARTE) e, em 4 documentos curriculares (UFMS, UFRJ, UFSJ e UFMG) de Cursos de Licenciatura em Música. Justificativa da relevância da temática: A relevância desta proposta está no deslocamento operado para construir análises, isto é, saindo da referência tradicional interpaíses para dimensões simultaneamente intra e extranacionais. Tal saída está fundada no encontro das comunidades de referência e seus agentes locais, bem como nos processos de regulação na/da proposição de documentos curriculares para a educação formal e não formal.
Debatedor(a): Fabiany Tavares Silva (UFMS, Brasil) Painelista: Manoel Câmara Rasslan (UFMS, Brasil) | Marcus Vinicius Medeiros Pereira (UFJF, Brasil)
Local Auditório do PPGE - Centro de Educação
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08:30 |
Painel: Mestrados Profissionais: construindo práticas de internacionalização
Objetivo: A temática sobre a internacionalização tem ocupado um espaço de destaque no cenário da Educação Superior, envolvendo os programas de pós-graduação. O objetivo do painel é analisar as práticas desenvolvidas em três programas de Mestrado Profissional, brasileiros, no que se refere à internacionalização da educação, considerando os princípios da interculturalidade e respeito às especificidades regionais e locais. Justificativa da relevância da temática: A discussão sobre a internacionalização nas universidades latino-americanas tem sido promovida pelas instituições avaliadoras. A relevância da temática justifica-se devido a que os cursos de pós-graduação foram chamados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a manifestarem-se junto as suas pró-reitorias de pesquisa para anunciar suas expectativas sobre a internacionalização e nomear as experiências realizadas pelos respectivos programas. Os desafios para os Mestrados Profissionais são muito maiores, pois a CAPES não prevê financiamento para os programas.
Debatedor(a): Rosane Carneiro Sarturi (UFSM, Brasil) Painelista: Edineide Jezine (UFPB, Brasil) | EDNA GUSMÃO DE GÓES BRENNAND (UFPB/MPGOA, Brasil) | Maria da Salete Barboza de Farias (UFPB, Brasil) | MARILENE GABRIEL DALLA CORTE (UFSM, Brasil)
Local Auditório Professor Milton Paiva - Reitoria da UFPB
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08:30 |
Grupo de Trabalho: Educação Superior em Ibero-América
Local Sala CE 306
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08:30 |
Grupo de Trabalho: Políticas Globais e Agenda Mundial para a Educação
Local Sala CE 301
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10:00 |
Apresentação Artístico-cultural
Grupo Poética Evocare
Coordenação: Profª Drª Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti
Direção de Arte: Prof. Flávio Ramos Local Hall do Auditório Professor Milton Paiva - Reitoria da UFPB
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10:30 |
Conferência de Encerramento: Educação para a Cidadania Global e os Dilemas da Educação Comparada
Dr. Carlos Alberto Torres - Sociólogo Político da Educação, Professor Distinguido de Ciências Sociais e Educação Comparada, Diretor da Cátedra UNESCO-UCLA em Aprendizagem Global e Cidadania Global - University of California, Los Angeles (Estados Unidos)
Apresentação do conferencista: Dr. Wilson Honorato Aragão (UFPB, Brasil) Local Auditório Professor Milton Paiva - Reitoria da UFPB
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12:00 |
Ato de Encerramento
Ana Elvira Steinbach Torres (UFPB, Brasil) | Luis Aguilar (SBEC, Brasil) | Norberto Fernández Lamarra (SIBEC, Argentina) Local Auditório Professor Milton Paiva - Prédio da Reitoria
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12:00 |
Apresentação Artístico-cultural
Quadrilha Junina Sanfona Branca
Local Hall do Auditório Professor Milton Paiva - Reitoria da UFPB
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13:00 |
Almoço Local Livre
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14:00 |
Reuniões das Diretorias da SBEC e SIBEC Local Auditório 212 - Centro de Educação
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