TÍTULO EM PORTUGUÊS: SUBTÍTULO EM PORTUGUÊS
TÍTULO EN ESPAÑOL: SUBTÍTULO EM ESPAÑOL
Resumo: Apresentar o objetivo da
Mesa Redonda proposta e a justificativa da relevância da temática em fonte Arial, tamanho 11, com espaçamento entre linhas do tipo simples, com alinhamento justificado. O texto deve ser apresentado sem parágrafo e sem referências bibliográficas, contendo no máximo 100 palavras.
Proponente/Coordenador(a): Nome completo
E-mail:
CPF ou Passaporte:
País:
Endereço postal:
Instituição/Sigla:
Vínculo institucional:
Titulação:
Resumo da biografia (150 palavras):
Expositor(a) 1: Nome completo
E-mail:
CPF ou Passaporte:
País:
Endereço postal:
Instituição/Sigla:
Vínculo institucional:
Titulação:
Resumo da biografia (150 palavras):
Expositor(a) 2: Nome completo
E-mail:
CPF ou Passaporte:
País:
Endereço postal:
Instituição/Sigla:
Vínculo institucional:
Titulação:
Resumo da biografia (150 palavras):
Expositor(a) 3: Nome completo
E-mail:
CPF ou Passaporte:
País:
Endereço postal:
Instituição/Sigla:
Vínculo institucional:
Titulação:
Resumo da biografia (150 palavras):
Idiomas da Mesa Redonda:
Clique aqui para baixar o template.
TÍTULO EM PORTUGUÊS: SUBTÍTULO EM PORTUGUÊS
TÍTULO EN ESPAÑOL: SUBTÍTULO EM ESPAÑOL
Resumo: Apresentar o objetivo do
Painel proposto e a justificativa da relevância da temática em fonte Arial, tamanho 11, com espaçamento entre linhas do tipo simples, com alinhamento justificado. O texto deve ser apresentado sem parágrafo e sem referências bibliográficas, contendo no máximo 100 palavras.
Proponente/Debatedor(a): Nome completo
E-mail:
CPF ou Passaporte:
País:
Endereço postal:
Instituição/Sigla:
Vínculo institucional:
Titulação:
Resumo da biografia (150 palavras):
Painelista 1: Nome completo
E-mail:
CPF ou Passaporte:
País:
Endereço postal:
Instituição/Sigla:
Vínculo institucional:
Titulação:
Resumo da biografia (150 palavras):
Painelista 2: Nome completo
E-mail:
CPF ou Passaporte:
País:
Endereço postal:
Instituição/Sigla:
Vínculo institucional:
Titulação:
Resumo da biografia (150 palavras):
Painelista 3: Nome completo
E-mail:
CPF ou Passaporte:
País:
Endereço postal:
Instituição/Sigla:
Vínculo institucional:
Titulação:
Resumo da biografia (150 palavras):
Painelista 4: Nome completo
E-mail:
CPF ou Passaporte:
País:
Endereço postal:
Instituição/Sigla:
Vínculo institucional:
Titulação:
Resumo da biografia (150 palavras):
Idiomas do Painel:
Clique aqui para baixar o template.
TÍTULO EM PORTUGUÊS: SUBTÍTULO EM PORTUGUÊS
TÍTULO EN ESPAÑOL: SUBTÍTULO EM ESPAÑOL
Resumo: Apresentar o objetivo da
Sessão Especial proposta e o alcance da temática em fonte Arial, tamanho 11, com espaçamento entre linhas do tipo simples, com alinhamento justificado. O texto deve ser apresentado sem parágrafo e sem referências bibliográficas, contendo no máximo 100 palavras.
Proponente/Organizador(a): Nome completo
E-mail:
CPF ou Passaporte:
País:
Endereço postal:
Instituição/Sigla:
Vínculo institucional:
Titulação:
Resumo da biografia (150 palavras):
Idiomas da Sessão Especial:
Clique aqui para baixar o template.
NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO
O
Resumo Expandido deve ser redigido em fonte Arial, tamanho 11, com espaçamento entre linhas do tipo simples, com alinhamento justificado. Ele deve ser apresentado em até 750 palavras, excluindo-se as referências bibliográficas. Sua estrutura deverá conter a questão de pesquisa, o objetivo, os procedimentos metodológicos e a síntese dos resultados e/ou discussões. As normas técnicas para o Resumo Expandido e para o Trabalho Completo aceitas pelo evento são as da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas
ou as da APA - American Psychological Association.
NOTA: Cada participante inscreve o seu Resumo Expandido em um dos idiomas de trabalho do congresso, português e espanhol/castelhano, usando o Template desse idioma como modelo. O idioma inglês é aceito para inscrições, porém o evento não se responsabiliza pela tradução do inglês para os idiomas do congresso. A responsabilidade pela tradução é do próprio participante, caso o trabalho seja aceito para apresentação.
GT - Título do Grupo de Trabalho
TÍTULO EM PORTUGUÊS: SUBTÍTULO EM PORTUGUÊS
TÍTULO EN ESPAÑOL: SUBTÍTULO EM ESPAÑOL
Autor 1 ou Autora 1, filiação institucional, cidade, estado, país
Autor n ou Autora n, filiação institucional, cidade, estado, país
RESUMO EXPANDIDO
JUSTIFICATIVA: Quais as razões para escrever o artigo ou os objetivos da pesquisa?
DESENHO/METODOLOGIA/ABORDAGEM: Como os objetivos são alcançados? Inclua o principal método usado para a pesquisa. Qual é a abordagem do tópico e qual é a perspectiva teórica ou o recorte/delimitação do assunto do artigo?
ACHADOS: O que foi encontrado no curso do trabalho de pesquisa? Isso se refere à análise, discussão ou resultados.
LIMITES DA PESQUISA/IMPLICAÇÕES (se aplicável): Se uma pesquisa é relatada neste artigo, essa sessão pode incluir sugestões para pesquisas ou estudos futuros e qualquer limitação identificada no processo da pesquisa.
IMPLICAÇÕES PRÁTICAS (se aplicável): Quais são os efeitos, resultados, conclusões e implicações para a prática, aplicações e consequências são identificadas? Nem todo artigo traz implicações práticas, porém uma maioria traz. Que mudanças na prática podem ser feitas como resultantes dessa pesquisa/artigo?
IMPLICAÇÕES SOCIAIS (se aplicável): Qual pode ser o impacto na sociedade dessa pesquisa? Como pode influenciar atitudes públicas? Como pode subsidiar políticas públicas?
O QUE É ORIGINAL/VALOR DO ARTIGO (se aplicável): O que é novo no artigo? Estabeleça o valor do artigo e para quem.
PALAVRAS-CHAVE: Palavra-chave1. Palavra-chave2. Palavra-chave3. Palavra-chave4. Palavra-chave5.
As palavras-chave devem ser, preferencialmente, extraídas do Thesaurus UNESCO (
http://vocabularies.unesco.org/browser/thesaurus/en/).
REFERÊNCIAS: Normas da ABNT
ou da APA.
Clique aqui para baixar o template.
GT - Título do Grupo de Trabalho
TÍTULO EM PORTUGUÊS: SUBTÍTULO EM PORTUGUÊS
TÍTULO EN ESPAÑOL: SUBTÍTULO EM ESPAÑOL
Autor 1 ou Autora 1, filiação institucional, cidade, estado, país
Autor n ou Autora n, filiação institucional, cidade, estado, país
Modalidade da apresentação: Comunicação no GT, Sessão Especial ou Painel
Resumo: O resumo deve ser escrito em fonte Arial, tamanho 11, com espaçamento entre linhas do tipo simples, com alinhamento justificado. Ele deve ser apresentado sem parágrafo e sem referências bibliográficas, contendo no mínimo 150 e máximo 300 palavras. Deverá conter a questão de pesquisa, o objetivo, os procedimentos metodológicos, a síntese dos resultados e/ou discussões. Não é recomendado o uso de citações e siglas no resumo.
Palavras-chave: Palavra-chave1. Palavra-chave2. Palavra-chave3. Palavra-chave4. Palavra-chave5.
As palavras-chave devem ser, preferencialmente, extraídas do Thesaurus UNESCO (
http://vocabularies.unesco.org/browser/thesaurus/en/).
Resumen: El resumen debe ser escrito en Arial, tamaño 11, espacio simple, justificado. Debe ser presentado sin párrafo y sin referencias bibliográficas, conteniendo un mínimo de 150 y un máximo 300 palabras. Deberá contener: el asunto de investigación, objetivo, procedimientos metodológicos, la síntesis de los resultados y/o discusiones. No es recomendado el uso de citaciones y siglas en el resumen.
Palabras-clave: Palabra-clave1. Palabra-clave2. Palabra-clave3. Palabra-clave4. Palabra-clave5.
1 INTRODUÇÃO
A introdução é a "parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo." (NBR 6022:2003).
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O desenvolvimento do texto é a "parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado" (NBR 6022:2003). Esse elemento é dividido em seções e subseções (NBR 6024:2012), contemplando a fundamentação teórica, as opções metodológicas, a apresentação e discussão de resultados e as considerações que dão fechamento ao artigo.
3 METODOLOGIA
A seção metodológica deve conter descrição clara e sucinta das opções metodológicas adotadas, incluindo as técnicas, os procedimentos adotados e o tratamento estatístico (quando houver).
4 RESULTADOS: APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO
Uma seção pode ser destinada à apresentação dos resultados e discussão analítica dos mesmos. Podem ser usados recursos como quadros, gráficos e tabelas para apresentar os resultados, que deverão ser discutidos de forma clara e objetiva.
As equações e fórmulas devem aparecer na sequência do texto. Quando destacadas do parágrafo, devem ser centralizadas e, caso necessário, numeradas.
Exemplos:
x² + y² = z² (1)
(x² + y²)/5 = n (2)
Quando for necessário ultrapassar uma linha, elas devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
No fechamento do artigo o(s) autor(es) deve(m) apresentar considerações finais indicando que as questões levantadas foram respondidas e indicando que os objetivos propostos foram alcançados. Devem ser apresentadas de forma breve, podendo propor recomendações e sugestões para trabalhos futuros.
Os títulos das seções e subseções utilizados neste template são sugestões que podem ser modificados pelo(s) autor(es) em função das especificidades de cada pesquisa.
REFERÊNCIAS
A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do autor.
REGRAS PARA A FORMATAÇÃO
O artigo deve usar o formato A4, com coluna simples, no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, incluindo folha de rosto e as referências.
Os trabalhos submetidos ao evento devem seguir este template no tocante as regras de formatação e design gráfico. Para auxiliá-los(as), recomendamos usá-lo como modelo para a elaboração do texto.
Não inserir paginação. Palavras estrangeiras devem estar em itálico.
As margens devem ser: superior = 3,0 cm; inferior = 2,0 cm; esquerda = 3,0 cm; direita = 2,0 cm.
O título deve ser conciso e evitar excesso de palavras, deve usar fonte Arial, tamanho 12, em letras maiúsculas e em negrito. O título e subtítulo (se houver) devem ser separados por dois-pontos (:). As orientações supracitadas servem para tradução do título em inglês, que deve ser apresentado em itálico.
O corpo do texto ter fonte Arial, tamanho 12, com alinhamento justificado, com espaçamento de 1,5 entre linhas; sem espaçamento entre parágrafos; com recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo.
A fonte das referências deve ser Arial, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas, com alinhamento à margem esquerda, sem recuo, com um espaçamento simples entre parágrafos.
Para as citações longas, notas de rodapé, indicação da fonte (autoria) nas figuras e tabelas, legendas e conteúdos das ilustrações e tabelas usar fonte Arial, tamanho 11.
Os títulos das seções e subseções devem usar fonte Arial, tamanho 12, alinhados à margem esquerda, com espaçamento simples entre linhas, e espaçamento entre parágrafos superior 12 e inferior 6.
As siglas deverão ser utilizadas de forma padronizada, restringindo-se apenas àquelas usadas convencionalmente ou sancionadas pelo uso, acompanhadas do significado, por extenso, quando da primeira citação no texto. As siglas não devem ser usadas no título e também no resumo.
Para a normatização das citações e das referências no artigo, serão aceitas as normas técnicas vigentes para a elaboração de trabalhos científicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
ou da American Psychological Association (APA).
Clique aqui para baixar o template.